Publicidade

Operação Amazônia combate exploração de madeira e mineração ilegal em Reserva de Colniza

Ação da Sema na Resex Guariba-Roosevelt resultou em apreensão de máquinas, destruição de acampamentos e multa de R$ 200 mil

Da Redação
Operação Amazônia combate exploração de madeira e mineração ilegal em Reserva de Colniza Noticias Olhar Cidade
Publicidade


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) deflagrou uma ofensiva contra crimes ambientais na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, unidade de conservação localizada na região de Colniza. A operação terrestre, realizada entre o final de março e o início de abril, identificou a exploração irregular de madeira de várias espécies e a extração ilegal de minérios em plena floresta densa.



Publicidade
Com o auxílio de imagens de satélite monitoradas em tempo real, as equipes de fiscalização localizaram pontos de desmate seletivo e trilhas de arrasto de toras. No local, foram apreendidos dois tratores, pás-carregadeiras, guinchos e 26 toras de árvores abatidas. Um homem foi flagrado operando o maquinário e deverá receber uma multa estimada em R$ 200 mil. Em consulta aos sistemas oficiais, a Sema confirmou que não havia qualquer autorização para atividades exploratórias na área.



Além do dano florestal, os agentes descobriram rampas de lavagem para mineração, barramentos de cursos d'água e cinco barracas improvisadas equipadas com eletrodomésticos e alimentos. Durante a chegada da equipe, cinco suspeitos fugiram pela mata, desobedecendo a ordem de parada. Devido à dificuldade de acesso e às barreiras físicas criadas pelos infratores para impedir a passagem de veículos, os fiscais precisaram realizar boa parte das averiguações a pé.



A ação contou com o apoio das polícias Civil e Militar como parte da "Operação Amazônia", que integra órgãos estaduais e federais. As estruturas de acampamento e os apetrechos de mineração que não puderam ser removidos foram inutilizados pelos agentes ambientais para impedir a continuidade das práticas criminosas na região noroeste de Mato Grosso.





📲 Receba as notícias direto no WhatsApp

👉 Clique aqui e siga o canal do Olhar Cidade no WhatsApp







Você sabia que em 2025 desapareceram 66 crianças por dia no Brasil?


Saiba como proteger seu filho e garantir um ambiente mais seguro para sua família. A prevenção é a melhor forma de cuidado.


Clique aqui e saiba mais!

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.