Publicidade

Duas mortes por meningite em Sinop acendem alerta para importância da vacinação

Uma criança e uma adolescente perderam a vida em decorrência da doença no município; Saúde reforça a necessidade de manter o cartão de vacina atualizado

Da redação
Duas mortes por meningite em Sinop acendem alerta para importância da vacinação Foto Reprodução
Publicidade




A confirmação da morte de uma criança e de uma adolescente por meningite em Sinop, nesta semana, colocou as autoridades de saúde e a população em estado de alerta. Os casos, que geraram forte comoção social, reforçam a urgência do diagnóstico rápido e, principalmente, da prevenção por meio da imunização, que é a ferramenta mais eficaz para evitar as formas graves da doença.



Publicidade
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos. As formas bacterianas são as mais perigosas, apresentando evolução rápida e alto risco de sequelas ou óbito se não forem tratadas imediatamente.



Vacinas disponíveis no SUS e na rede privada


O Brasil possui um dos calendários de vacinação mais completos do mundo para o combate à meningite. É fundamental que pais e responsáveis procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sinop para conferir se as doses estão em dia.



No Sistema Único de Saúde (SUS):



  • Meningocócica C: Indicada para bebês e crianças.

  • Meningocócica ACWY: Indicada para adolescentes de 11 a 14 anos.

  • Pentavalente: Protege contra o Haemophilus influenzae tipo b.

  • BCG: Protege contra a meningite tuberculosa.



Na rede privada, está disponível a vacina Meningocócica B, que complementa a proteção oferecida pela rede pública contra outros sorogrupos da doença.



Atenção aos sintomas


Os especialistas orientam que, diante de febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo, a unidade de saúde deve ser procurada imediatamente. Em bebês, observe irritabilidade e moleira inchada.








📲 Receba as notícias direto no WhatsApp


👉 Clique aqui e siga o canal do Olhar Cidade no WhatsApp









Você sabia que no Brasil a cada 22 minutos uma criança desaparece?

Saiba como evitar isso e proteger quem você ama.


CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.