Justiça de Mato Grosso realiza mutirão para resolver 200 ações contra concessionária de energia
Audiências serão 100% on-line e começam na próxima segunda-feira (9); iniciativa busca agilizar processos de empresas e pessoas físicas.
O Judiciário de Mato Grosso inicia, no próximo dia 9 de fevereiro, um mutirão de conciliação focado em solucionar mais de 200 ações judiciais movidas contra a concessionária de energia elétrica do estado. A ação é fruto de um termo de cooperação técnica entre a empresa e o Tribunal de Justiça, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
O objetivo é oferecer uma via rápida para que empresas e pessoas físicas resolvam pendências sem a necessidade de um processo prolongado.
As atividades foram divididas em duas etapas principais, todas realizadas de forma virtual:
Fase 1 (09 a 12 de fevereiro): Focada em reclamações pré-processuais relacionadas a contas de luz.
Fase 2 (24, 25 e 26 de fevereiro): Voltada para processos que já tramitam na Justiça.
Ao todo, estão agendadas 224 audiências específicas para o mutirão, distribuídas em cinco salas virtuais com conciliadores do Tribunal de Justiça. No balanço geral de fevereiro, a unidade judiciária prevê realizar 880 audiências, somando as demandas do mutirão e as regulares.
O formato totalmente on-line é um dos pilares da estratégia. Segundo a juíza Melissa de Lima Araújo, coordenadora do Cejusc Virtual Estadual, a tecnologia aproxima o cidadão do Judiciário ao eliminar fronteiras físicas.
"Isso expande a prestação de serviços, garante um maior número de atendimento e de demandas solucionadas".
O modelo tem se mostrado eficiente: em 2025, o Cejusc Virtual efetivou 1.235 acordos amigáveis, um crescimento de 49% em comparação ao ano de 2024, quando foram registrados 829 acordos.
Embora o foco atual seja a concessionária de energia, o Cejusc Virtual atende diversas áreas (exceto criminal) onde o acordo é possível, como:
Direito do Consumidor;
Direito de Família;
Conflitos de Vizinhança.







COMENTÁRIOS