Aeroporto de Juara recebe vistoria técnica para implantação de voos noturnos
Equipe da Sinfra-MT realizou mapeamento para instalação de sistema de sinalização luminosa; investimento previsto é de R$ 2,5 milhões e obras devem começar em um ano.
O Aeroporto Municipal de Juara deu um passo decisivo para a modernização de suas operações nesta segunda-feira (02). Uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) esteve no local para realizar vistorias e o mapeamento de pontos estratégicos que permitirão, no futuro próximo, o recebimento de voos noturnos e operações com baixa visibilidade.
O foco principal da visita foi alinhar detalhes sobre a rede de energia elétrica trifásica, requisito obrigatório para alimentar o novo sistema de sinalização luminosa da pista.
A Sinfra é a responsável pela contratação do projeto de auxílios à navegação aérea. Segundo Franciele Dorth da Silva, superintendente da secretaria, o objetivo é permitir que o aeroporto atenda a região em horários e condições climáticas que hoje são impeditivos.
"O projeto inclui a sinalização luminosa para que a pista possa operar em condições que não permitam total visualização, além do período noturno", explicou a superintendente. Essa mudança é considerada vital para o transporte de pacientes em emergências médicas e para o fortalecimento do comércio e agronegócio local.
O Governo do Estado estima um investimento de R$ 2,5 milhões para as melhorias. O cronograma oficial segue as seguintes etapas:
Projeto e Licitação: Previsão de conclusão em cerca de nove meses;
Início das Obras: Estimado para fevereiro de 2027 (daqui a um ano);
Escopo: Instalação de balizamento luminoso, farol rotativo e outros equipamentos de auxílio à navegação.
O levantamento prévio realizado hoje visa garantir a precisão do projeto executivo, evitando retrabalhos e garantindo que a execução ocorra dentro do prazo planejado.







COMENTÁRIOS