Alerta: Golpistas usam inteligência artificial para clonar vozes e enganar famílias em 2026
Nova modalidade de crime utiliza tecnologia avançada para simular pedidos de socorro de parentes; especialistas recomendam criação de "palavra secreta" familiar.
Da Redação
Imagem Reprodução
O golpe é extremamente convincente, pois a tecnologia consegue replicar o tom de voz e a entonação da vítima, captados geralmente em vídeos de redes sociais. Simulando situações de emergência, os criminosos pressionam os parentes para que realizem envios de dinheiro via Pix.
Imagem Reprodução Publicidade
O avanço da tecnologia em 2026 trouxe facilidades, mas também novos desafios para a segurança digital. Criminosos estão agora utilizando Inteligência Artificial (IA) para clonar a voz de pessoas e realizar ligações para familiares solicitando transferências de dinheiro urgentes.
Publicidade
Como evitar cair no golpe
- Crie uma palavra secreta: Estabeleça um código ou frase com seus familiares que só vocês conheçam. Se alguém ligar pedindo dinheiro, peça a palavra-chave.
- Confirme a identidade: Antes de qualquer transferência, desligue e tente ligar para o número oficial do parente por outro canal.
- Cuidado com a exposição: Evite compartilhar áudios e vídeos longos em perfis públicos, o que dificulta a coleta de dados para a clonagem.
A prevenção é a melhor forma de proteção. Reúna sua família e defina agora mesmo o código de segurança de vocês.
📲 Receba as notícias direto no WhatsApp
👉 Clique aqui e entre no grupo do Olhar Cidade
Publicidade








COMENTÁRIOS