Previ Sinop realiza palestra sobre hanseníase e tuberculose para servidores aposentados
Evento destacou a importância da prevenção e proporcionou atualização da carteira de vacinação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Instituto de Previdência Social de Sinop (Previ Sinop) realizou, na manhã desta terça-feira (04), uma palestra preventiva sobre hanseníase e tuberculose, ministrada pelo médico especialista Francisco Specian Júnior, da rede municipal de saúde. O encontro reuniu servidores aposentados e teve como foco o combate à desinformação, a importância do diagnóstico precoce e o incentivo à prevenção.
Durante a palestra, o médico ressaltou que a hanseníase é uma doença invisível e ainda cercada de preconceitos, o que dificulta o tratamento e o reconhecimento dos sintomas.
“É uma doença que precisamos falar sobre. Não aparece em todos os veículos de comunicação, e por isso muitas pessoas podem estar contaminadas e não saber”, destacou o especialista.
O doutor explicou que o tratamento é eficaz e evita o contágio, mas requer acompanhamento médico e envolvimento multidisciplinar.
“Ela não mata, mas deixa sequelas se não for tratada. O contágio é por via aérea, mas com o tratamento adequado, o risco de transmissão é praticamente eliminado”, explicou Francisco Júnior, que há mais de 20 anos atua no tratamento e conscientização sobre a doença.
Além da hanseníase, o palestrante também abordou a tuberculose, destacando que, diferentemente da primeira, essa doença pode ser fatal se não for tratada corretamente.
“A tuberculose começa com tosse frequente, febre no fim do dia, falta de apetite e emagrecimento repentino. É preciso procurar um especialista e nunca se automedicar”, alertou.
A assistente social do Previ Sinop, Sonia de Fátima, destacou a didática simples e acessível do palestrante, que garantiu melhor entendimento por parte do público idoso.
“Devido à linguagem popular, sem termos técnicos, ficou fácil para todos compreenderem. Afinal, são aposentados e precisam de um diálogo direto e claro”, observou.
Dados e sintomas
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2024, o estado de Mato Grosso registrou 4.359 casos de hanseníase, e em janeiro de 2025 havia 5.336 pessoas em tratamento. O índice de cura no estado é de 68%, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MT).
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforçou os sinais de alerta da hanseníase, como manchas claras, avermelhadas ou amarronzadas na pele com perda de sensibilidade, formigamento, inchaço e feridas nas mãos e pés. Ela recomenda que, ao identificar qualquer um desses sintomas, o cidadão procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Vacinação e prevenção contínua
Após a palestra, os segurados tiveram a oportunidade de atualizar suas carteiras de vacinação, em uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
“Aproveitamos a ocasião para garantir que todos estejam com as vacinas em dia. Quando o assunto é saúde, toda iniciativa é importante”, concluiu a assistente social Sonia Fátima.
A ação reforça o compromisso do Previ Sinop com o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores aposentados, promovendo informação, prevenção e cuidado contínuo à saúde.
📲 Receba as notícias direto no seu WhatsApp! Clique Aqui








COMENTÁRIOS