Professores inovam para manter o interesse pela Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo, presente nos quatro continentes. E sua importância é celebrada no Brasil, todos os anos, no dia 5 de novembro. A data também é comemorada internacionalmente pela Unesco.

De acordo com o mais recente estudo Retrato da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, o número de não leitores no país é o maior das últimas cinco pesquisas. São 53% de não leitores contra 47% de leitores. Além disso, segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem 2024, os professores perdem, em média, 21% do tempo de aula para manter a ordem nas salas. Ou seja, a cada cinco horas de aula, uma é perdida para conseguir a atenção dos estudantes.
Diante desse cenário, os professores de Língua Portuguesa têm inovado, buscando estratégias criativas. A ideia é valorizar a língua e despertar a atenção dos estudantes.
Uma dessas professoras é Gisele Araújo, que utiliza a arte como apoio nas atividades, incluindo em suas aulas exibição de filmes, leituras dramatizadas e letras de músicas, entre outros recursos. Com isso, estudar vira algo mais leve e divertido. Gisele garante que a iniciativa vem trazendo bons resultados.
“Vejo que vários resultados positivos têm sido alcançados, porque o aluno participar da criação de trabalhos, o famoso botar a mão na massa, desperta uma participação maior, um interesse maior e um orgulho em ver o trabalho sendo exposto para a escola.”
A professora acrescenta que se esforça para mostrar aos estudantes a importância do contato com a Língua Portuguesa.
“Eu costumo dizer aos meus alunos que esse conhecimento que eles adquirem hoje em sala de aula, eles vão carregar para a vida. A Língua Portuguesa, ela é a nossa língua materna. Então, independente da escolha profissional, eles precisam conhecer bem a língua que eles falam, para se expressar bem, para escrever bem.”
Já o professor Diogo Comba, conhecido como Diogão da Redação, resolveu empregar a tecnologia a favor do conhecimento. Ele começou a fazer vídeos de Língua Portuguesa para complementar as aulas. A ideia surgiu durante a pandemia e cresceu. Atualmente, os vídeos do professor estão presentes em diversas redes sociais. Diogo conta que a experiência tem sido muito relevante, especialmente nos cursos vestibulares.
“Principalmente o vestibular da PUC, o vestibular da UERJ e no terceiro momento o Enem. Os meus vídeos engajam bastante nessas três formas de acesso, nesses três exames. Escuto falar de muitos alunos que conseguiram a aprovação no vestibular graças aos meus vídeos que eles acompanharam, eles mesmos falam que muitas vezes maratonam esses vídeos.”
Diogo avalia que, com o seu trabalho, tem ajudado a despertar nos estudantes a paixão pela língua.
“Eu tenho percebido também, ao longo dos últimos anos, que os alunos vão desenvolvendo um apego, uma paixão pela Língua Portuguesa. Eu tenho notícia de muitos alunos que hoje em dia trabalham com roteiro, muitos alunos trabalham como escritores, trabalham com cinema. Sendo assim, acabam utilizando a Língua Portuguesa no dia a dia, na profissão que muitas vezes será profissão para o restante de toda a vida deles.”
Com tanta dedicação, os professores de Língua Portuguesa mantêm as bases do ensino do idioma e ajudam a preservar a língua no presente e para as próximas gerações.
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