PF deflagra operações 'Kuri II' e 'Aurum Sordidos' contra garimpo ilegal em rios do Norte de Mato Grosso
Estas novas operações são desdobramentos da "Operação Kuri", realizada em abril deste ano, que já havia causado um prejuízo estimado em **R$ 15 milhões** aos criminosos. Naquela ocasião, 17 balsas utilizadas na atividade garimpeira clandestina foram destruídas e cerca de 2 mil litros de combustível apreendidos, revelando grave degradação ambiental, especialmente em áreas próximas às Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.
As investigações complexas conduzidas pela PF permitiram identificar uma **estrutura criminosa sofisticada**, composta por financiadores e comerciantes do ouro extraído ilegalmente.
Mandados Cumpridos em Diversas Cidades
Policiais federais estão mobilizados para o cumprimento de **16 mandados de busca e apreensão**, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop/MT. Além dos mandados, estão sendo executadas medidas judiciais de sequestro de bens vinculados aos investigados, visando descapitalizar a organização criminosa.
As cidades onde os mandados estão sendo cumpridos abrangem os estados de Mato Grosso (MT) e Pará (PA):
- Alta Floresta (MT)
- Matupá (MT)
- Peixoto de Azevedo (MT)
- Sinop (MT)
- Tangará da Serra (MT)
- Itaituba (PA)
- Novo Progresso (PA)
A Polícia Federal reforça o seu compromisso com a proteção ambiental, a defesa dos povos originários e o enfrentamento rigoroso à mineração ilegal, uma prática que gera danos incalculáveis ao meio ambiente e à economia legal.








COMENTÁRIOS