Publicidade

PF deflagra operações 'Kuri II' e 'Aurum Sordidos' contra garimpo ilegal em rios do Norte de Mato Grosso


PF deflagra operações 'Kuri II' e 'Aurum Sordidos' contra garimpo ilegal em rios do Norte de Mato Grosso
Publicidade







Publicidade
A Polícia Federal (PF) lançou, na manhã desta quinta-feira (30), uma grande ofensiva contra o garimpo ilegal com a deflagração simultânea das Operações "Kuri II" e "Aurum Sordidos". O foco das ações é a repressão contínua da extração clandestina nos leitos dos Rios São Benedito e Teles Pires, localizados na região norte de Mato Grosso.



Estas novas operações são desdobramentos da "Operação Kuri", realizada em abril deste ano, que já havia causado um prejuízo estimado em **R$ 15 milhões** aos criminosos. Naquela ocasião, 17 balsas utilizadas na atividade garimpeira clandestina foram destruídas e cerca de 2 mil litros de combustível apreendidos, revelando grave degradação ambiental, especialmente em áreas próximas às Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.



As investigações complexas conduzidas pela PF permitiram identificar uma **estrutura criminosa sofisticada**, composta por financiadores e comerciantes do ouro extraído ilegalmente.



Mandados Cumpridos em Diversas Cidades


Policiais federais estão mobilizados para o cumprimento de **16 mandados de busca e apreensão**, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop/MT. Além dos mandados, estão sendo executadas medidas judiciais de sequestro de bens vinculados aos investigados, visando descapitalizar a organização criminosa.



As cidades onde os mandados estão sendo cumpridos abrangem os estados de Mato Grosso (MT) e Pará (PA):



  • Alta Floresta (MT)

  • Matupá (MT)

  • Peixoto de Azevedo (MT)

  • Sinop (MT)

  • Tangará da Serra (MT)

  • Itaituba (PA)

  • Novo Progresso (PA)



A Polícia Federal reforça o seu compromisso com a proteção ambiental, a defesa dos povos originários e o enfrentamento rigoroso à mineração ilegal, uma prática que gera danos incalculáveis ao meio ambiente e à economia legal.





*Com informações da Assessoria da Polícia Federal.






Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.