ChatGPT pode ser mais persuasivo do que humanos em discussões, diz estudo

Uma pesquisa mostrou que chatbots de inteligência artificial podem mais persuasivos do que humanos em discussões. De acordo com os cientistas, essa descoberta pode ter implicações no desenvolvimento da governança e no design de plataformas online.
O estudo publicado nesta segunda-feira (19) na revista Nature Human Behaviour mostrou que em discussões em que o modelo de chatbot foi alimentado com informações prévias sobre seu oponente como como idade, escolaridade, profissão, gênero, etnia e orientação política, conseguiu ser 64,4% mais eficaz em persuadir seus interlocutores do que os humanos.
Entretanto, em conversas em que não tinha acesso ao contexto personalizado para aquele debate, o desempenho da inteligência artificial foi igual ao das pessoas que respondiam as provocações.
“A pesquisa mostra que, com dados do interlocutor, a IA não apenas responde – ela engaja, influencia e direciona decisões. Estamos falando de assistentes virtuais capazes de antecipar necessidades, adaptar a linguagem ao perfil do usuário e gerar soluções mais eficientes, com alto grau de convencimento”, afirma Douglas Torres, CEO da Yup Chat e especialista em IA.
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Este conteúdo foi originalmente publicado em ChatGPT pode ser mais persuasivo do que humanos em discussões, diz estudo no site CNN Brasil.
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