Polônia diz que fechará consulado russo em Cracóvia por ataque em 2024

A Polônia convocou o embaixador russo e informou que fechará o consulado russo em Cracóvia após evidências mostrarem que Moscou foi responsável por um grande incêndio que destruiu quase completamente um shopping center em Varsóvia em 2024.
A Polônia afirma que seu próprio papel como centro de ajuda a Kiev a tornou alvo de sabotagem, ataques cibernéticos e desinformação russos — alegações que Moscou nega.
“O embaixador foi convidado ao ministério às 15h (horário local)”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Pawel Wronski, nesta segunda-feira (12).
No domingo (11), o primeiro-ministro Donald Tusk afirmou que a Polônia sabia “com certeza” que os serviços secretos russos estavam por trás do enorme incêndio na Rua Marywilska, na capital.
“Devido às evidências de que os serviços secretos russos cometeram um ato repreensível de sabotagem contra o shopping center na Rua Marywilska, decidi revogar meu consentimento para o funcionamento do Consulado da Federação Russa em Cracóvia”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Radoslaw Sikorski, no X.
W związku z dowodami, że to rosyjskie służby specjalne dokonały karygodnego aktu dywersji wobec centrum handlowego przy Marywilskiej, podjąłem decyzję o wycofaniu zgody na działanie konsulatu Federacji Rosyjskiej w Krakowie.
— Radosław Sikorski
(@sikorskiradek) May 12, 2025
Sikorski disse a repórteres em uma reunião de ministros das Relações Exteriores em Londres que a Polônia tomará novas medidas se ataques como o do shopping center continuarem.
Representantes do Ministério das Relações Exteriores relataram que a Rússia teria cerca de 30 dias para fechar o consulado de Cracóvia, que emprega três diplomatas e outros quatro funcionários.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que a Polônia estava cortando laços com Moscou propositalmente, informou a agência de notícias estatal RIA.
“Varsóvia continua a destruir deliberadamente as relações, agindo contra os interesses de seus cidadãos”, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, segundo a agência de notícias estatal RIA. Ela acrescentou que a Rússia em breve daria uma “resposta adequada”.
Em outubro, a Polônia anunciou o fechamento do consulado russo em Poznan devido a suspeitas de tentativas russas de sabotagem.
A Rússia também fechou o consulado polonês em São Petersburgo em resposta.
Além de Cracóvia e Poznan, a Rússia tem um consulado em Gdansk e sua embaixada em Varsóvia.
Em março, promotores lituanos acusaram a inteligência militar russa de orquestrar um ataque incendiário a uma loja da IKEA em Vilnius, ocorrido três dias antes do incêndio em um shopping center na vizinha Polônia.
A Rússia negou envolvimento nos ataques incendiários.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polônia diz que fechará consulado russo em Cracóvia por ataque em 2024 no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS