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Matupá,15/05/2025

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Pesquisa da Unemat leva alunos da rede estadual a estudar dinâmicas das baías do Pantanal

Projeto promove educação ambiental, iniciação científica e conscientização sobre mudanças climáticas em Mato Grosso

Da redação
Pesquisa da Unemat leva alunos da rede estadual a estudar dinâmicas das baías do Pantanal
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Uma iniciativa de pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está proporcionando a alunos da rede estadual uma experiência única de estudo e preservação ambiental nas baías Siá Mariana e Chacororé, localizadas em Barão de Melgaço, no coração do Pantanal mato-grossense.

O projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), integra ações de educação ambiental, oficinas práticas e iniciação científica para estudantes do ensino médio de escolas públicas de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

A pesquisa, coordenada pela professora e doutoranda Selma Nunes, destacou a importância da conectividade hidrológica — o fluxo natural da água entre rios, baías e córregos — para o funcionamento saudável do Pantanal, bioma vital que enfrenta os efeitos das mudanças climáticas.


“Foram desenvolvidos projetos científicos coletivos entre estudantes, professores e especialistas, revelando o papel fundamental do Rio Cuiabá para a conservação do Pantanal”, explicou a orientadora Selma Nunes.


Durante o projeto, os estudantes:



  • Realizaram entrevistas com ribeirinhos, donos de pousadas, pescadores e turistas.




  • Participaram de palestras, rodas de conversa e excursões de campo.




  • Aprenderam a analisar a qualidade da água e registrar imagens com drones para monitoramento ambiental.




  • Compartilharam os conhecimentos adquiridos em visitas a outras escolas, promovendo intercâmbio entre comunidades.



O trabalho foi desenvolvido em três fases e contou com recursos do Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE), da Fapemat, que permitiram a concessão de bolsas de pesquisa e aquisição de equipamentos para as unidades escolares.

O projeto foi premiado durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, destacando-se como uma ação que une conhecimento científico, saberes tradicionais e práticas de sustentabilidade.









📍 Texto: Redação Olhar Cidade

📷 Imagem: Divulgação / Fapemat

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