Hotelaria de Sinop tem até 14 de fevereiro para aderir à Ficha de Hóspedes Digital
Nova ferramenta do Ministério do Turismo substitui o papel e padroniza o registro em todo o país; Prefeitura oferece apoio técnico para estabelecimentos locais.
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, emitiu um alerta aos proprietários de hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem sobre a obrigatoriedade da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH Digital). O prazo final para a adequação integral ao novo sistema termina no dia 14 de fevereiro de 2026.
A medida, instituída pelo Ministério do Turismo, visa modernizar o setor, eliminando o uso de fichas em papel e padronizando as informações em âmbito nacional. O sistema digital integra o SNRHos (Sistema Nacional de Registro de Hóspedes) e promete mais agilidade no atendimento e segurança nos dados coletados.
Para migrar para o modelo digital, os estabelecimentos devem seguir alguns passos fundamentais:
Cadastur Ativo: O meio de hospedagem deve estar com o cadastro em dia no Ministério do Turismo.
Acesso Inicial: O login deve ser feito pelo CPF do responsável legal no portal da FNRH Digital.
Gestão de Equipe: Após o primeiro acesso, o gestor pode cadastrar os recepcionistas.
Uso Prático: O registro do hóspede pode ser feito via link enviado ao celular, QR Code no balcão ou preenchimento direto em tablets.
De acordo com a diretora de Turismo de Sinop, Leidiane Viegas, a digitalização é um marco para a profissionalização do destino. “A ferramenta traz mais segurança e confiabilidade ao setor hoteleiro. É fundamental que nossos hotéis adotem o sistema para garantir uma experiência moderna aos visitantes e nos ajudar a gerar dados estratégicos para o planejamento do turismo na cidade”, ressaltou.
A modernização otimiza as etapas de pré-check-in, check-in e check-out, reduzindo filas e burocracia para o turista que visita Sinop, seja a negócios ou lazer.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Sinop informou que está à disposição para prestar orientações e oferecer suporte técnico aos empresários que encontrarem dificuldades no processo de transição.
Serviço:
Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a Diretoria de Turismo pelo telefone: (66) 99995-4297.







COMENTÁRIOS