🐝 Hidromel de Sinop representará Mato Grosso na COP 30, a Conferência Mundial do Clima, em Belém
Bebida artesanal Castilho Mead, feita a partir da fermentação de mel, é destaque de sustentabilidade e empreendedorismo rural no bioma amazônico.
Imagem Reprodução 🐝 Hidromel de Sinop representará Mato Grosso na COP 30, a Conferência Mundial do Clima, em Belém
Bebida artesanal Castilho Mead, feita a partir da fermentação de mel, é destaque de sustentabilidade e empreendedorismo rural no bioma amazônico.
O hidromel **Castilho Mead**, produzido em Sinop (MT) pela Agroindústria Irmãos Castilho Ltda, foi selecionado para ser a vitrine de Mato Grosso na **COP 30**, a Conferência Mundial do Clima, que será realizada em Belém (PA) em 2025. A bebida artesanal, feita a partir da fermentação natural de mel, água e leveduras selecionadas, é um projeto familiar que demonstra a união entre tradição, sustentabilidade e inovação no empreendedorismo rural.
Da apicultura familiar à Feira Mundial do Clima
A jornada da família Castilho em Sinop começou em 2008. Em 2018, seguindo a tradição incentivada pelo avô José Rogante, Daniela e Junior iniciaram a produção de mel silvestre. Um ano depois, Junior teve a ideia de transformar o mel excedente em hidromel, uma bebida alcoólica milenar.
“A princípio seria só para consumo da família, mas os amigos experimentaram, gostaram e incentivaram a gente a seguir”, contou Junior Castilho. O empreendimento cresceu com o apoio do Sindicato Rural de Sinop e logo conquistou o público.
O primeiro grande reconhecimento veio na **Norte Show**, feira agropecuária de destaque, onde o hidromel foi sucesso de vendas. Posteriormente, a participação na Fit Pantanal, em Cuiabá, consolidou o produto regionalmente. “Recentemente, tivemos a honra de receber o convite para representar Sinop e o Mato Grosso na COP 30”, destacou Junior.
Apoio de entidades e fomento à cadeia produtiva
O projeto contou com o apoio crucial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, por meio da Diretoria de Agricultura, e da Cooperativa Mista Agropecuária de Sinop (COOPERNOP).
O diretor de Agricultura de Sinop, **Luiz Paulo**, destacou o papel do produtor no fortalecimento da cadeia apícola. “O Junior Castilho é um dos produtores contemplados com o kit de apicultura que entregamos este ano. Ele é um exemplo de produtor de sucesso que vem inovando e fortalecendo a agricultura familiar”, afirmou o diretor.
O hidromel Castilho Mead possui atualmente duas versões: o **Hidromel Silvestre**, que segue as floradas da floresta, e o **Hidromel Cipó Uva**, feito a partir de uma planta típica do bioma amazônico. Em fase de certificação da marca, a empresa aposta em um modelo de produção que respeita o ciclo natural e promove a preservação das espécies melíferas.
Conscientização e preservação das abelhas
Além de produtor, Junior Castilho é vice-presidente da Associação dos Apicultores de Sinop. A entidade atua na conscientização sobre o consumo de mel e a preservação das abelhas. “A gente realiza palestras nas escolas sobre a importância do mel e também faz resgates de enxames com o apoio do Corpo de Bombeiros. Nosso foco é conscientizar a população sobre o papel das abelhas para o meio ambiente”, relatou Junior.
Apesar de desafios como as queimadas e o uso de agrotóxicos, a família mantém firme o compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Com a seleção para a COP 30, Daniela, Junior e Valéria Castilho elevam o nome de Sinop e do Mato Grosso ao palco mundial, mostrando a força da agricultura familiar e do empreendedorismo regional.








COMENTÁRIOS