Projeto Saúde do Garimpeiro leva atendimento humanizado às regiões garimpeiras de Peixoto de Azevedo
Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Coogavepe, garante acesso a serviços essenciais e reforça o compromisso com a saúde preventiva.
A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo, em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), segue avançando com o Projeto Saúde do Garimpeiro, que leva atendimento médico e ações de prevenção diretamente às regiões de atividade garimpeira do município. Nesta terça-feira, a equipe esteve na região da Cuamba, promovendo um dia de serviços gratuitos e humanizados.
A iniciativa cumpre determinação do prefeito Nilmar Nunes de Miranda (Paulistinha) e do vice-prefeito Dr. José Agnaldo, que têm priorizado políticas públicas voltadas à valorização e ao cuidado com a população trabalhadora do garimpo — reconhecendo sua importância para o desenvolvimento econômico local.
Durante a ação, médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde realizaram consultas médicas, avaliações odontológicas, testes rápidos, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, detecção de dengue e malária, atualização da carteira de vacinação e emissão do Cartão SUS. Também foram distribuídos preservativos e materiais informativos com orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul.
O Projeto Saúde do Garimpeiro tem como objetivo garantir acesso à saúde preventiva, principalmente nas áreas distantes da sede do município, onde a presença do poder público é essencial para assegurar qualidade de vida e bem-estar aos garimpeiros e suas famílias.
A gestão municipal destaca que o projeto é e continuará sendo prioridade ao longo do mandato, consolidando Peixoto de Azevedo como referência em atenção básica descentralizada e promoção da saúde no interior do estado.
📲 Receba as notícias direto no seu WhatsApp! Clique Aqui








COMENTÁRIOS