Prefeitura de Sinop e parceiros alinham ações do programa MT Produtivo para fortalecer agricultura familiar
Reunião contou com a presença do deputado Dilmar Dal Bosco, Empaer-MT e Cooperafs; iniciativa conta com apoio do Banco Mundial e Governo do Estado.

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na manhã desta sexta-feira (29) uma reunião com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, representantes da Empaer-MT e da Cooperativa de Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs). O encontro teve como foco alinhar estratégias para a execução do programa MT Produtivo, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, que visa impulsionar a agricultura familiar em Mato Grosso.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, a prioridade é auxiliar na regularização de associações e cooperativas, além de estruturar projetos que agreguem valor à produção local.
“Estamos muito preocupados em fomentar e regularizar a situação de cooperativas e associações ligadas à agricultura familiar. O deputado Dilmar Dal Bosco disponibilizou sua equipe técnica para vir a Sinop, junto com a Sedec e a Empaer, para orientar e auxiliar nesse processo. Já temos, inclusive, um projeto de agroindústria para a Cooperafs encaminhado junto ao Banco Mundial, com apoio da Prefeitura”, afirmou Serafini.
O gestor da Empaer-MT, Thiago Tombini, ressaltou o potencial de Sinop para se tornar referência na produção de alimentos.
“Sinop tem mais de 200 mil habitantes e uma demanda crescente. O MT Produtivo pode ser exemplo para outros municípios, fomentando e apoiando os agricultores familiares”, destacou.
O deputado Dilmar Dal Bosco frisou a importância estratégica do município no norte de Mato Grosso.
“O Governo do Estado, junto com a Assembleia Legislativa, tem R$ 600 milhões financiados pelo Banco Mundial para incentivar as cadeias produtivas. Queremos desenvolver projetos que contemplem a bacia leiteira, a produção de mandioca, café, cacau e hortifruti. Esse é um investimento que vai fortalecer o pequeno produtor e movimentar a economia regional”, explicou.
Para o presidente da Cooperafs, Luis Cortes, a iniciativa representa um novo ciclo para a agricultura familiar.
“Estamos no início de um trabalho que vai trazer resultados importantes para o pequeno produtor. Esse apoio institucional é fundamental para fortalecer as cooperativas e abrir novas oportunidades de mercado”, avaliou.
Próximos passos
A previsão é que os primeiros projetos do MT Produtivo em Sinop e região sejam protocolados ainda este ano, garantindo aumento da produção, organização das cadeias produtivas e maior competitividade para os agricultores familiares.
📲 Receba as notícias direto no seu WhatsApp! Clique Aqui
COMENTÁRIOS