Síndrome Mão-Pé-Boca: entenda doença que afetou Viih Tube e filhos

A influenciadora Viih Tube, 24, contou na terça-feira (6) que contraiu a síndrome Mão-Pé-Boca junto com seus dois filhos, Lua, 2, e Ravi, de 5 meses. As crianças são frutos do casamento com Eliezer, 35.
A Síndrome Mão-Pé-Boca é uma doença viral causada pelo vírus Coxsackies da família dos enterovírus. Geralmente, esses microrganismos habitam o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (aftas). Apesar de ser mais comum na infância, a doença também pode acometer adultos.
A transmissão ocorre através do contato com secreções contaminadas e de partículas liberadas pela tosse e pela fala.
Os sintomas característicos da Doença Mão-Pé-Boca são:
- Febre alta, que antecede o surgimento das lesões;
- Manchas vermelhas na boca, amígdalas e faringe;
- Bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Náusea, vômitos e diarreia;
- Dificuldade para engolir.
“As lesões dentro da boca são muito doloridas, se assemelham a aftas e são um problema para as crianças, que, muitas vezes, têm a hidratação e ingestão de alimentos dificultadas”, explica o infectologista pediátrico Márcio Nehab em matéria publicada anteriormente na CNN.
Ainda não existe um tratamento específico para a Síndrome Mão-Pé-Boca. Em geral, a doença regride espontaneamente após alguns dias. É possível utilizar medicamentos para aliviar os sintomas.
A prevenção é feita evitando o contato com pessoas doentes e com medidas de higiene comuns, como lavar as mãos antes e depois do contato com secreções contaminadas, cobrir a boca e o nariz antes de tossir e espirrar, não compartilhar talheres e outros utensílios de uso pessoal, lavar superfícies, objetos e brinquedos que possam estar contaminados, e descartar adequadamente fraldas e lenços de limpeza em latas de lixo fechadas.
Viih Tube conta hábito de Lua: “Não para de contar as fofocas”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Síndrome Mão-Pé-Boca: entenda doença que afetou Viih Tube e filhos no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS