Presidente do Sistema Famato prestigia a inauguração Do Centro de Equoterapia Salvadego em Colíder
O presidente do Sistema Famato Vilmondes Tomain e o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha estiveram presentes na inauguração do Centro de Equoterapia Salvadego, criado por iniciativa do Sindicato Rural de Colíder, nesta terça-feira (03), no Parque de Exposições do município. Vilmondes parabenizou a iniciativa e destacou que o trabalho é de grande valor para a sociedade.
Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Luiz Carlos Martins Gonçalves Moia, agradeceu às parcerias que fizeram com que a criação do espaço fosse possível para suprir as demandas da população.
“É satisfatório para nós poder contribuir para a saúde dessas crianças e proporcionar alegria aos pais e amigos. Convido também a população para vir ao parque de exposições e visitar o Centro de Equoterapia Salvadego, um espaço lindo, maravilhoso, leve, para passar horas agradáveis assistindo os trabalhos dos nossos profissionais”, convidou Moia.
O espaço foi criado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Colíder, que estava ocioso e era utilizado para eventos. O sindicato contou com o apoio financeiro do Sicredi, através do fundo social e de doações de materiais para construção do comércio local para reformar o espaço de acordo com as normas exigidas pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil).
O Centro de Equoterapia Salvadego está equipado com baias, pista de areia coberta, rampa de concreto, sala de ração, sala administrativa, sala consultório, brinquedoteca e cozinha. Ao todo 30 pessoas iniciarão os atendimentos com a terapia ainda este ano, sendo 25 indicadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. O Sistema Famato Senar apoia hoje 38 centros de equoterapia em todo estado, viabilizando o atendimento de pessoas que não tem condições de arcar com os custos da terapia.
COMENTÁRIOS