Seja bem-vindo
Matupá,07/09/2024

  • A +
  • A -

Sete cidades de São Paulo registram focos de incêndio nesta segunda-feira (2)

cnnbrasil.com.br
Sete cidades de São Paulo registram focos de incêndio nesta segunda-feira (2)
Publicidade

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu, nesta segunda-feira (2), um alerta de focos de incêndio ativos em sete cidades do interior.


Publicidade
As queimadas estão sendo combatidas nos municípios de Pedregulho, Altinópolis, São Simão, Dois Córregos, Jardinópolis, Pompeia e Piracicaba.


Segundo o Mapa de Risco de Incêndio da corporação, até o dia 5 de setembro praticamente todo o estado se encontra em estado de emergência para queimadas.




Mapa de alerta da Defesa Civil de São Paulo • Defesa Civil SP

Apenas o litoral e a região mais ao sul se encontram sem risco. Uma onda de calor deve atuar no estado nos próximos dias.




Incêndios em agosto


Um levantamento do Greenpeace Brasil, publicado na quinta-feira (29), registrou um aumento de 105% no número de focos de calor e de área queimada em todos os biomas e nas Terras Indígenas do território brasileiro.


Segundo a organização, enquanto em todo o mês de agosto do ano passado o país registrou 28.056 focos de calor, de 1 a 28 de agosto de 2024, já foram registrados 57.528 focos de calor.


O Greenpeace ressaltou a situação alarmante no Pantanal, onde o crescimento dos focos de calor entre 2023 e 2024 foi de 3.509%. No Cerrado, o aumento no mesmo período foi de 133%.


Além disso, também foram verificados crescimentos dos focos de calor na Mata Atlântica com 119% e na Amazônia com 79%.


Terras Indígenas


Entre 1º de janeiro e 26 de agosto de 2024, dados de satélite mostraram 12.335 focos de calor em 300 Terras Indígenas no país, de acordo com o levantamento. O dado indica que 11% de todos os focos de calor no Brasil este ano ocorreram em Terras Indígenas.


A Amazônia registrou o maior número de focos de calor em Terras Indígenas no período analisado, com 3.549 focos, que estão presentes, principalmente, em áreas degradadas e consolidadas como pastagem, segundo a pesquisa do Greenpeace Brasil.


Em relação à área consumida pelo fogo, as terras indígenas do Cerrado são as mais atingidas, com uma área queimada de 1.731.950 hectares. Em seguida, a Amazônia, com 533.575 hectares afetados, e o Pantanal, com área de 366.975 hectares queimados.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Sete cidades de São Paulo registram focos de incêndio nesta segunda-feira (2) no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.