Fique atento ao novo golpe da Carteira de Habilitação em Matupá e região

Fique atento ao novo golpe da Carteira de Habilitação em Matupá e região

As Auto Escolas de Matupá e região, faz um alerta aos candidatos à primeira habilitação que buscam supostos facilitadores para obter a CNH.

Por Olhar Cidade 06/04/2020 - 17:01 hs

Atualmente muitos golpes são aplicados, especialmente quando envolve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento usado para lesar várias pessoas que procuram o famoso jeitinho brasileiro para resolver os problemas.

Alerta aos candidatos à primeira habilitação que buscam supostos facilitadores para obter a CNH. Os anúncios de venda de documentos, encontrados em sites, redes sociais, bem como presencialmente, escondem golpes praticados por estelionatários, que exigem pagamentos antecipados para a emissão da carteira sem autenticidade e que, na maioria das vezes, sequer é entregue.

Como o golpe acontece?

Os golpistas oferecem um caminho mais curto até a habilitação, sem passar pelos exames obrigatórios. Para isso, usam o nome do Detran e até de parceiros para aplicar a fraude. Em troca, exigem pagamentos por depósito bancário ou boleto, antes de entregar o suposto documento, e nunca marcam encontros presenciais.

Além do dinheiro, os estelionatários pedem o envio de números de documentos, assinaturas e para finalizar a compra, eles pedem para que a pessoa procure uma Auto Escola da sua cidade para fazer a biometria, onde a vítima acaba descobrindo que foi enganada. 

Ao fornecer essas informações, a pessoa fica sujeita a outros tipos de golpes, principalmente relacionados à aprovação de crédito e financiamentos.

As Auto Escolas da região, tem recebido constantemente pessoas que foram enganadas pelos golpistas, elas ressaltaram que na auto escola não se faz a biometria, procedimento é realizado somente no Detran. 

Veja algumas dicas para não ser vítima desse golpe.

Fique atento:

De acordo com as Auto Escolas, desconfie de anúncios em redes sociais que prometem retirar pontuação, eliminar processos de suspensão ou cassação do direito de dirigir, além de venda de CNH falsa pela internet.

Esse golpe consiste na oferta de burlar etapas do procedimento administrativo do Detran, pedindo dinheiro antecipado para realização dos supostos serviços.

Os estelionatários usam até nomes e fotos de servidores do órgão na tentativa de ganhar a credibilidade das vítimas.

Além de perder dinheiro com facilidades que não existem, quem cai no golpe é usado para obtenção de empréstimos e compras de bens.

Os golpistas pedem o envio de números de documentos, assinaturas e até as digitais do candidato.

E, ao fornecer essas informações o usuário dá margem para outros golpes, além do aplicado para a CNH.

Por isso, para qualquer procedimento relativo a obtenção ou regularização da Carteira Nacional de Habilitação, procure sempre os meios legais, através dos Órgãos competentes, como o DETRAN por exemplo.

Primeira Habilitação

De acordo com o Detran, a única forma legal de obter a Carteira Nacional de Habilitação é passar pela capacitação, avaliações e exames obrigatórios. O candidato precisa ter mais de 18 anos, saber ler e escrever.


O processo pode ser iniciado no Detran ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). A lista com as instituições credenciadas ao Detran pode ser obtida no site DETRAN, na opção “motoristas”, “pesquise os CFC e empresas credenciadas”.


Serão realizadas a biometria (captura de impressões digitais) e foto para registro do usuário. O candidato depois passará por uma avaliação psicológica e exames de aptidão física e mental, participar de aulas e ser aprovado em exames teóricos e práticos de direção.