Publicidade

Governo de MT autoriza concurso para professores da Unemat após 13 anos de espera

Edital com 80 vagas efetivas deve ser publicado ainda no primeiro semestre; reitora destaca que certome é "sonho realizado" e fortalecerá a pós-graduação e pesquisa no estado.


Governo de MT autoriza concurso para professores da Unemat após 13 anos de espera
Publicidade

O governador Mauro Mendes autorizou oficialmente, nesta quinta-feira (19), a realização de um novo concurso público para a Universidade do Estado de Mato Grosso ( Unemat ). O certo é o preenchimento de 80 cargas efetivas de professores , encerrando um hiato de 13 anos sem concursos para docentes na instituição.

Cronograma e Vagas

De acordo com o governador, o processo será célere para garantir a continuidade da qualidade acadêmica nos 13 campi da universidade.

  • Edital: Previsão de publicação ainda no primeiro semestre de 2026.

  • Provas: Devem ser realizadas também na primeira metade do ano.

  • Áreas contempladas: As vagas abrangem diversos campos do conhecimento, com destaque para Saúde, Engenharias, Meio Ambiente e Ciências Jurídicas .

“Queremos atrair excelentes profissionais para que a Unemat continue prestando esses grandes serviços na formação e no ensino superior em diversas regiões do estado”, afirmou Mauro Mendes.

Fortalecimento da Pesquisa e Pós-Graduação

A reitora da Unemat, Vera Maquêa , classificou o anúncio como um marco histórico. Segundo ela, a universidade expandiu significativamente sua atuação na última década, passando a ofertar mestrados e doutorados, mas operando praticamente com o mesmo quadro de servidores.

“O professor efetivo é fundamental para estruturar a pesquisa, captar recursos e fortalecer a pós-graduação”, explicou a reitora, lembrando que o plano de carreira da Unemat está entre os mais atrativos do país.

Desenvolvimento Regional

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec , o concurso reforça o papel estratégico da Unemat em levar ensino de qualidade para o interior de Mato Grosso, e não apenas para a capital. O anúncio contou também com a presença do secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e do pró-reitor de Administração da Unemat, Gustavo Banzer.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.