Novo núcleo de especialidades em Sinop evita que pacientes se desloquem para Cuiabá
NAE começa a funcionar nesta quarta-feira com foco em oncologia, neurologia e dermatologia; atendimentos serão feitos por regulação.
(foto: Só Notícias) A saúde pública de Sinop ganha um reforço estratégico a partir desta quarta-feira (04) com o início das atividades do Núcleo Avançado de Atendimento (NAE). Instalado onde funcionava o antigo Centro de Especialidades Médicas (CEM), o núcleo oferecerá consultas multidisciplinares e exames especializados, permitindo que tratamentos que antes exigiam viagens para Cuiabá sejam realizados no próprio município.
Como funciona o atendimento
O secretário de Saúde, Érico Stevan Gonçalves, detalhou que o fluxo de atendimento seguirá o sistema de regulação. O paciente deve primeiro procurar um clínico geral em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na UPA. Após a avaliação, se houver necessidade de especialista, o paciente será regulado e encaminhado para o NAE.
“Vai facilitar muito a logística. Antes, muitos desses pacientes precisavam ir até a capital ou nem conseguiam ser atendidos. Agora teremos os especialistas aqui”, afirmou o secretário.
Mutirões de especialistas
Uma das novidades é o modelo de atendimento em mutirão para neurologia. Profissionais de outros estados, como Curitiba (PR), virão a Sinop para períodos de cerca de 15 dias para atender as demandas represadas. A expectativa inicial é realizar 60 atendimentos de neurologia e 20 de neuropediatria por ciclo.
O NAE está localizado na Avenida das Sibipirunas, 4.248, no centro de Sinop. O funcionamento das demais especialidades será definido conforme o volume de demanda da regulação municipal.
📲 Receba as notícias direto no WhatsApp
👉 Clique aqui e siga o canal do Olhar Cidade no WhatsApp







COMENTÁRIOS