Receita Federal deflagra 2ª fase da Operação 'SEPTENTRIO' em Sinop contra contrabando e descaminho
Ação mira estabelecimentos comerciais com indícios de irregularidades na venda de produtos estrangeiros. Mercadorias apreendidas serão destinadas à leilão, doação ou incorporação.
A Receita Federal deflagrou, na tarde desta quarta-feira (29), a segunda etapa da Operação 'SEPTENTRIO' no município de Sinop (MT). A força-tarefa, que contou com o apoio da Polícia Militar, tem como foco a fiscalização de estabelecimentos comerciais suspeitos de envolvimento em práticas de contrabando e descaminho de mercadorias estrangeiras.
O principal objetivo da operação é retirar de circulação produtos ilegais. Após a constatação das irregularidades, as mercadorias apreendidas são submetidas aos trâmites legais para posterior destinação, que pode incluir a realização de leilões públicos, incorporação ao patrimônio público ou doação a entidades filantrópicas, revertendo para a sociedade os bens obtidos de forma ilícita.
A Receita Federal destaca que o combate a essas práticas é fundamental, pois o contrabando e o descaminho lesam severamente comerciantes e produtores que atuam na legalidade, além de serem responsáveis por uma significativa sonegação de tributos. Ao impedir a entrada e o comércio de produtos irregulares no país, o órgão contribui para um ambiente de negócios mais justo, combate a concorrência desleal e, principalmente, protege a população de produtos que podem ser nocivos aos consumidores.








COMENTÁRIOS