Fiscalização contra mineração ilegal resulta em quase R$ 300 mil em multas no Norte de MT
Operação da SEMA-MT embargou áreas e apreendeu 24 equipamentos em cinco municípios, após identificar destruição de APPs e degradação hídrica
Imagem Reprodução Uma operação de combate à extração ilegal de minérios resultou em quase R$ 300 mil em multas e na apreensão de 24 equipamentos utilizados na atividade irregular em cinco municípios do norte de Mato Grosso.
Foram alvo da fiscalização empreendimentos que operavam sem licença ambiental e aqueles que, mesmo licenciados, descumpriam a legislação. No total, foram emitidos sete termos de embargo, oito autos de infração, quatro termos de apreensão e quatro de inutilização.
As equipes da Operação Amazônia identificaram danos ambientais graves, incluindo destruição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e degradação de recursos hídricos. A extensão total das áreas embargadas ainda está em fase de medição.
A ação, que integra a Operação Amazônia (reunindo diferentes órgãos estaduais e federais), utiliza monitoramento por satélite e fiscalização contínua em locais com indícios de crimes ambientais, visando à responsabilização dos envolvidos.
Educação Garimpeira: Aprender a fazer o certo
Com apoio da COOGAVEPE, o escritor Leandro Lima investe em educação garimpeira para explicar a diferença entre o garimpo legal e o ilegal, conscientizando sobre o trabalho correto e a preservação ambiental.
O livro infantil "As Três Capivarinhas Garimpeiras", com as simpáticas capivarinhas Ana, Márcia e Cláudia, mostra de forma lúdica que é possível encontrar riquezas sem destruir o meio ambiente. A obra reforça valores como responsabilidade, cidadania e respeito às leis, sendo ideal para escolas e projetos sociais.
Adquira agora e leve para as crianças uma história que ensina e transforma:
Site Oficial: ascapivarinhas.com.br
Mercado Livre: Clique aqui para comprar








COMENTÁRIOS