PF, IBAMA e Exército prendem garimpeiros de ouro em Novo Mundo

PF, IBAMA e Exército prendem garimpeiros de ouro em Novo Mundo

A operação aprendeu maquinário pesado de trabalho, além milhares de litros de óleo diesel, que foram colocados à disposição de prefeituras da região do Nortão para o uso em benefício da sociedade e manutenção da infraestrutura das cidades.

Por Reporter MT 02/07/2020 - 09:54 hs
Foto: Assessoria
Agentes da Polícia Federal (PF) de Sinop (500 km da Capital) deflagraram nessa terça-feira (30) a Operação Solea, contra criminosos que atuam na extração ilegal de ouro na região do município de Novo Mundo (291 km de Sinop).

A ação policial, que teve andamento até a tarde desta quarta-feira (1º), contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e suporte aéreo do Exército Brasileiro.

A força integrada percorreu uma área de cerca de 450 hectares, à margem do ponto de encontro dos rios Braço Norte e Peixoto, onde flagraram quatro frentes de trabalhadores ilegais em meio à floresta, operando maquinários pesados, como cinco escavadeiras hidráulicas, quatro tratores de esteira, vários conjuntos moto bomba e milhares de litros de óleo diesel.

Profissionais do IBAMA trabalharam em perícias afim de calcular o dano ambiental causado na região, como a grande área desmatada e destruição de Áreas de Preservação Permanente (APP), incluindo destruição de igarapés e nascentes. Foi constatado ainda o uso de mercúrio na depuração do ouro, que causa sérios danos e contamina a natureza, além de causar graves problemas de saúde aos garimpeiros expostos por muito tempo ou matéria ou ainda no caso de ingerirem o produto acidentalmente.

Além de todo o maquinário apreendido, foram localizados os responsáveis pelos ‘trabalhos’ na região, que foram presos em flagrante pelo crime ambiental, e ainda autuados pelo IBAMA, acusados pelo grande dano ambiental causado à região.

Todo o maquinário apreendido será colocado à disposição das prefeituras da região para uso em benefício das comunidades locais em apoio às atividades de melhoria da infraestrutura desses municípios.