Pais demoram para levar bebê à UPA com medo da covid e criança morre em Cuiabá

Pais demoram para levar bebê à UPA com medo da covid e criança morre em Cuiabá

Os pais teriam medicado o menino em casa, que apresentava problemas intestinais, por medo de ir com a criança ao hospital devido à pandemia de covid-19.

Por Reporter MT 06/06/2020 - 10:47 hs

Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de um bebê de 28 dias na Unidade de Pronto Atendimento do Pascoal Ramos, em Cuiabá, na última terça-feira (02). De acordo com a ocorrência, os pais só levaram o bebê à unidade de saúde quando perceberam que ele estava sangrando pelo nariz e boca. Os pais teriam medicado o menino em casa, que apresentava problemas intestinais, por medo de ir com a criança ao hospital devido à pandemia de covid-19.

A mãe informou que após dar o remédio, amamentou o filho e ele logo dormiu. Logo o pai percebeu que estava saindo sangue do nariz e da boca da criança e levaram a vítima até a UPA, onde chegou sem vida.

A Polícia foi acionada para liberar o corpo e solicitou exame de necropsia e toxicológico, que será feito pelo Instituto de Medicina Legal (IML) para confirmar a causa da morte.  De acordo com a Polícia Civil, o caso trata-se de “morte a esclarecer sem indícios de crime”.

Os pais do bebê, do sexo masculino, moram no Residencial Nilce Paes Barreto, na Capital.

Alerta

Essa semana, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que as pessoas estão com medo de ir ao hospital por causa das primeiras recomendações do Ministério da Saúde. A orientação era que se a pessoa tivesse sintomas leves, nem procurasse unidades de saúde. Que só procurasse atendimento médico se tivesse dificuldades para respirar, no caso de suspeita de covid-19.

Com isso, o secretário alertou que pacientes com covid-19 estão chegando aos hospitais com o quadro muito agravado e, em alguns casos, os médicos não conseguem mais reverter a situação.

Ele enfatiza que no caso de outras doenças as pessoas também estão tendo o mesmo comportamento, o que coloca vidas em risco.