Seja bem-vindo
Matupá,05/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Parajiu-jitsu chega à Ucrânia com o apoio da Embaixadora Mundial Virginia Mendes

“A inclusão vai além da acessibilidade – trata-se de dar igualdade de oportunidades”, disse Virginia Mendes

Na foto a primeira-dama de MT, Virginia Mendes e soldados ucranianos paratletas na competição do
Parajiu-jitsu chega à Ucrânia com o apoio da Embaixadora Mundial Virginia Mendes
Publicidade

MT x UCRÂNIA

Publicidade

Parajiu-jitsu chega à Ucrânia com o apoio da Embaixadora Mundial Virginia Mendes


“A inclusão vai além da acessibilidade – trata-se de dar igualdade de oportunidades”, disse Virginia Mendes



Nesta quinta-feira (28.11), a primeira-dama de MT e Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu, Virginia Mendes, publicou em sua plataforma digital sobre a missão internacional em Kiev, Ucrânia, e a entrega do ofício enviado por ela ao ministro do Esporte ucraniano, pelo presidente da Federação de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP), Elcirley Luz, e pelo vice-presidente Mário Edson, com a finalidade de fortalecer o tratado de implantação do Parajiu-jitsu entre a Federação Internacional de Jiu-jitsu e o país.


Após a reunião de alinhamento, ficou definido o Tratado "Embaixadora Mundial Virginia Mendes", em homenagem à dedicação da primeira-dama de MT.


“Eu não acreditei quando Elcirley pediu que eu enviasse o ofício à Ucrânia, e agora ver todo esse processo caminhar é realmente fascinante. Aqui em nosso estado e no Brasil como um todo, vamos levar o Parajiu-jitsu para que mais pessoas possam ter acesso, porque esse esporte está salvando vidas, está resgatando pessoas, é realmente fascinante”, ratificou Virginia Mendes.


De acordo com o presidente Elcirley, também membro do caminho paralímpico do  Jiu-jitsu com o apoio dos Emirados Árabes Unidos com a JJIF , a situação de guerra, que ultrapassou mil dias de conflito entre a Rússia e a Ucrânia, já fez mais de nove mil vítimas entre soldados e civis que precisam passar por processos de reabilitação e superação dos traumas. O Ministro Ucraniano do Esporte e Juventude agradeceu o apoio e o interesse da primeira-dama de MT em fazer parte do esporte que mais inclui pessoas com deficiência e outras limitações no mundo.


“É impressionante o poder que a nossa Embaixadora Mundial tem na inclusão. O mundo quer conhecer Virginia Mendes. Entregamos o ofício enviado ao ministro do Esporte da Ucrânia, que foi recebido pelo vice-ministro Vitaly Lavrov. Ele ficou impressionado com o que está acontecendo em outros países e com a força de mobilização da primeira-dama Virginia Mendes, com o apoio do Governo do Estado. Mato Grosso é o estado que mais produz alimentos, e agora também é reconhecido como estado da inclusão. Gratidão, dona Virginia, por tudo o que a senhora tem feito por nós”, disse Elcirley Luz.


O vice-ministro ucraniano agradeceu a atenção da Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu. “Muito obrigada ao Mato Grosso, à primeira-dama do Estado. Obrigada, embaixadora, pela atenção à Ucrânia e pelo suporte ao esporte, reconhecendo assim o Parajiu-jitsu na Ucrânia”, agradeceu Vitaly Lavrov.


Em sua conta no Instagram, a primeira-dama de MT publicou: “A partir desta missão, a Ucrânia vai implementar a categoria paradesportiva para veteranos de guerra, com base no Tratado Embaixadora Virginia Mendes, assinado pelo vice-ministro Vitaly Lavrov, o diretor Andry Rebrina, membro da Federação Mundial de Jiu-Jitsu; a TMS HUB, Shay Gutman TMS e Aptem Grot Sof, todos engajados no projeto”, contou.


Virginia Mendes ainda lembrou como iniciou a ideia de levar o Parajiu-jitsu para a Ucrânia. “Esse projeto teve início meses atrás, com a visita de representantes da Ucrânia a Barra do Garças, e nas missões internacionais em que participei na Grécia e Abu Dhabi, o projeto foi dado continuidade. E agora, o Parajiu-jitsu será uma ferramenta de reabilitação para mais de 9 mil soldados e civis que precisam de apoio, oferecendo a oportunidade de ter acesso ao Parajiu-jitsu e também participar de competições, expandindo seu acesso”, explicou.


“A inclusão vai além da acessibilidade – trata-se de dar igualdade de oportunidades. Agradeço de coração ao Governo da Ucrânia, que enfrenta uma guerra há mais de mil dias, e compreendeu a importância deste projeto para sua nação. Que Deus abençoe todos que sofrem com essa situação”, finalizou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.