Seja bem-vindo
Matupá,05/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasil bate meta da ONU para controle de HIV

cnnbrasil.com.br
Brasil bate meta da ONU para controle de HIV
Publicidade

Em 2023, o Brasil diagnosticou 96% das pessoas estimadas de serem infectadas por HIV, o vírus causador da Aids, e que não sabiam da condição sorológica.


Publicidade
Calculado a partir da estimativa de pessoas que vivem com o vírus, a porcentagem é proveniente do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e a Aids (Unaids).


Com o resultado, o país bate mais uma das metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU): a de ter ao menos 95% das pessoas com HIV já diagnosticadas.




A ONU estabeleceu outras duas metas relacionadas à doença: ter 95% das pessoas diagnosticadas em tratamento antirretroviral, com o uso de medicamentos para combater o vírus; e ter 95% das pessoas que estão passando pelo tratamento em supressão viral, ou seja, quando o HIV fica indetectável e passa a ter nenhum risco de transmissão.


Com 96% das pessoas diagnosticadas, o país também tem 82% em tratamento e 95% pessoas com o vírus intransmissível. A última teve o seu cumprimento anunciado pelo Ministério da Saúde ainda em 2023.


O anúncio de que o Brasil alcançou o diagnóstico de 96% das pessoas estimadas com o vírus foi feito pela pasta nesta quinta-feira (28), em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).O ministério atribui o aumento de diagnósticos à expansão da oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).


A prática consiste na utilização diária de uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais e reduz em mais de 90% as chances de uma pessoa se infectar quando exposta ao vírus. Para fazer o uso do tratamento, é preciso fazer o teste antes.


“Com isso, mais pessoas com infecção pelo HIV foram detectadas e incluídas imediatamente em terapia antirretroviral. O desafio agora é revincular as pessoas que interromperam o tratamento ou foram abandonadas, muitas delas no último governo, bem como disponibilizar o tratamento para todas as pessoas recém diagnosticadas para que tenham melhor qualidade de vida”, declarou a pasta.


Campanha de conscientização


Nesta quinta (28), o ministério também vai lançar uma campanha de conscientização sobre a doença, com o slogan “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”.


Para a campanha, o governo vai veicular vídeos publicitários elucidando dúvidas sobre o vírus, com explicações principalmente sobre a sua transmissão.


Metas para 2027


Na reunião com a Comissão Intergestores Tripartite, o Ministério da Saúde também apresentou novas metas, firmadas em conjunto com gestores estaduais e nacionais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.


A estimativa é que as chamadas “Diretrizes para a eliminação da Aids e a transmissão do HIV como problemas de saúde no Brasil”, como a redução da mortalidade em 50% e ampliar em 142% o número de usuários de PrEP, sejam alcançadas até 2027.


Confira abaixo algumas das outras diretrizes estabelecidas:



  • Reduzir a proporção de pessoas com diagnóstico tardio na rede pública para 40%;

  • Testar para HIV 95% das pessoas diagnosticadas com tuberculose;

  • Ter 95% das gestantes realizando um teste de diagnóstico para HIV durante o pré-natal.


O plano serve de base para que o país elimine a doença e a transmissão do vírus como problemas de saúde pública até 2030, uma das metas do programa Brasil Saudável, que busca diminuir 14 doenças e infecções que atingem, principalmente, as parcelas mais vulneráveis da população.


Veja abaixo algumas das estratégias elencadas pelo governo federal para atuar no combate à Aids:



  • Potencialização da sustentabilidade financeira e técnica do Sistema Único de Saúde (SUS);

  • Incentivo ao desenvolvimento de pesquisas;

  • Ampliação das políticas de redução de discriminação;

  • Articulação com organizações da sociedade civil;

  • Aprimoramento da comunicação em saúde sobre o cuidado contínuo.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil bate meta da ONU para controle de HIV no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.