Produtor rural de Peixoto de Azevedo é destaque no MT Rural por produz espécie de pequi "gigante"

Propriedade em Peixoto de Azevedo produz 5 mil quilos da espécie por ano. Os frutos são embalados, conservados e vendidos por R$ 20 cada quilo.

Em 23/10/2017 08:08:00 na sessão Cidades

Foto: Reprodução

Uma espécie de pequi "gigante" tem gerado renda para a família do produtor rural Vilamir Longo, que mora em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. Há 15 anos, ele ficou impressionado com o tamanho da fruta e resolve investir na produção. A semente do pequi "gigante" foi trazida do Parque Nacional do Xingu e, atualmente, a plantação produz cerca de cinco mil quilos por ano.

Vilamir conheceu a fruta "gigante" através de um amigo. Depois de se impressionar com o tamanho do pequi resolveu investir. A princípio, a ideia era apenas produzir para consumo próprio. O resultado foi tão bom que virou negócio.

A fruta acabou se tornando a principal renda da propriedade. Os frutos são embalados e conservados ainda propriedade e vendidos por R$ 20 cada quilo.

Durante a preparação do pequi para comercialização dá para entender porque a fruta chamou a atenção de Vilamir. A espécie forma quase dois centímetros de polpa e tem quase o dobro do tamanho do pequi normal.

O negócio deu tão certo que a família já ampliou a produção. Em 2013, o produtor rural investiu em um poço de captção para irrigar a plantação e 2,2 mil novos pés. O objtetivo é aumentar em cinco vezes a produção. As novas plantas ficam em uma área de sete hectares e, em algumas, já é possível ver os frutos.

As frutas produzidas em Peixoto de Azevedo são comercializadas em Cuiabá, Sinop e outros estados, como Minas Gerais e São Paulo.

Fonte: G1 MT



Por olharcidade2@gmail.com 23/10/2017 08:08:00

Mais notícias da sessão: Cidades