Cidades de MT proíbem pesca, trânsito de embarcações e uso de narguilé durante a pandemia

Os decretos foram publicados devido ao aumento de casos de Covid-19

Pesca e trânsito de embarcações estão proibidos em Canabrava do Norte — Foto: Tchelo Figueiredo

Com o aumento no número de mortes por Covid-19, os municípios mato-grossenses decretaram, na última semana, medidas mais restritivas para conter a propagação do vírus. No nordeste do estado, a pesca esportiva e o trânsito de embarcações foram proibidos. Além disso, a comercialização de narguilé também foi vetada. Em Juína, festivais e inaugurações de obras e também estão proibidos.

A Prefeitura de Canabrava do Norte, a 1.132 km de Cuiabá, proibiu a pesca esportiva e amadora para moradores da cidade e turistas, na última sexta-feira (26).

O decreto publicado também proíbe o trânsito de canoas, motos aquáticas e qualquer outro veículo náutico nos rios, lagos, lagoas e represas no município, com exceção daqueles utilizados para a pesca profissional, como meio de sustento.

A prefeitura também proibiu o transporte de linhas, anzóis, varas, molinetes, carretilha, chumbada, tarrafas e qualquer outro utensílio ou artefatos de pesca, além do trânsito de veículos carregando ou rebocando qualquer tipo de embarcação.

O documento também proíbe a realização de festas, reuniões e eventos familiares que causem qualquer tipo de aglomeração com pessoas que não pertençam a mesma residência, mesmo que em sítios, chácaras, beira de rios e balneários.

  • Ex-governador de MT morre com Covid-19

As cerimônias religiosa, com presença de fiéis, também não estão autorizadas. As igrejas podem ficar aberta para orientações espirituais e transmissões de cultos, missas e cerimônias, virtuais, com a presença de no máximo 10 fiéis, para auxiliar na cerimônia e transmissão.

Já no município de São Félix do Araguaia, no nordeste do estado, um decreto publicado na última semana proíbe a venda e o uso de narguilé, ou qualquer tipo de tabaco compartilhado, em espaços públicos ou privados.

O documento também veta a realização de jogos de futebol e suspende as aulas presenciais nas escolas da rede municipal.

Em Juína, a 737 km de Cuiabá, as inaugurações de obras públicas e festivais patrocinados pela prefeitura estão proibidos. Segundo o decreto também fica vedada a realização de jogos de futebol ou qualquer outra atividade esportiva em campos de futebol, praças públicas, quadra ou outro campo esportivo, seja ele público ou privado.

As praças e parques podem ser utilizados pela população em geral, desde que com o uso de máscara de proteção facial. No entanto, fica proibida a utilização dos espaços destinados as crianças (playground) e quadras de esporte.

As aulas presenciais nas escolas públicas e privadas estão liberadas em Juína a partir desta segunda-feira (1°), exceto para alunos que fazem parte do grupo de risco.

Casos de Covid-19 em MT

Mato Grosso registrou, até esse domingo (28), 250.889 casos confirmados da Covid-19 e 5.806 mortes em decorrência da doença.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 403 internações em UTIs públicas e 374 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 88,96% para UTIs adulto e em 43% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (53.729), Rondonópolis (19.483), Várzea Grande (15.888), Sinop (12.883), Sorriso (10.305), Tangará da Serra (9.992), Lucas do Rio Verde (9.336), Primavera do Leste (7.456), Cáceres (5.545) e Nova Mutum (5.064).

Fonte: G1 MT

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *