Incêndio intenso McKinney, no norte da Califórnia, deixa rastro de destruição

À medida que um grande incêndio florestal continua a cortar um caminho de destruição através de uma floresta do norte da Califórnia, os moradores são deixados para lidar com casas perdidas e itens de família preciosos.

O Incêndio McKinney, o maior da Califórnia registrado este ano, eclodiu na tarde de sexta-feira (29) na Floresta Nacional de Klamath, perto da fronteira Califórnia-Oregon e explodiu em tamanho e velocidade, queimando mais de 22,2 mil hectares e forçando milhares de pessoas a fugir, sem saber se suas casas ainda estarão lá quando eles retornarem. O fogo teve contenção zero a partir na segunda-feira (1º).

No domingo, duas pessoas foram encontradas mortas dentro de um veículo que queimou em uma calçada no caminho do incêndio perto da Rodovia 96, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Siskiyou.

O vídeo da Highway 96, ao longo do rio Klamath, mostra árvores queimadas, veículos carbonizados na beira da estrada com rodas derretidas e estruturas destruídas, incluindo o Klamath River Community Hall.

O morador Mike Nowdesha pesquisou os escombros na segunda-feira onde ficava sua casa, um lar que ele e sua esposa reformaram recentemente.

“Minha esposa e eu nos casamos, em agosto, há 51 anos. Então, toda a nossa vida foi aqui”, disse Nowdesha à afiliada da CNN KDRV. Ele mostrou os restos carbonizados, apontando para onde costumavam ser a despensa, a cozinha e a sala de jantar.

Nowdesha disse que não havia seguro residencial que sua família pudesse pagar, “então é basicamente uma perda total”.

“Se pudermos começar de novo, vamos nos virar”, disse ele.

Ainda não está claro quantas casas foram perdidas para o McKinney Fire. Várias comunidades permanecem sob ordens para que se retirassem do local ou avisos à medida que o fogo se espalha rapidamente, queimando vegetação seca e em terras que não queimaram na história.

“Nas primeiras horas, sabemos que perdemos inúmeras estruturas dentro e ao redor da comunidade de Klamath River. Sabemos que muitas casas foram queimadas, uma perda trágica que se soma à perda de casas e propriedades em incêndios catastróficos nos últimos anos”, escreveu a supervisora ​​florestal nacional de Klamath, Rachel Smith, no Facebook .

Equipes de busca e resgate se espalharam na segunda-feira, passando por cerca de 100 estruturas, incluindo casas e galpões, na área queimada, disse o xerife do condado de Siskiyou, Jeremiah LaRue, durante um briefing da comunidade na segunda-feira.

Enquanto isso, centenas de bombeiros continuam a combater o incêndio, enfrentando temperaturas acima do normal e baixos níveis de umidade. Os estágios iniciais do incêndio foram complicados por focos na floresta seca.

“A Mãe Natureza não foi muito gentil conosco quando esse incêndio começou”, disse o comandante do do Cal Fire, Darryl Laws, no briefing da comunidade na segunda-feira.

A equipe dombeiros acreditou que havia recursos suficientes para combater o incêndio quando começou na sexta-feira, mas as coisas mudaram rapidamente, disse Laws.

“A força do fogo veio por cima e nossos sonhos foram destruídos”, disse Laws. “Ele foi para 7,2 mil hectares imediatamente, provavelmente em um tempo muito curto — algumas horas — e virou 180 graus e se arrastou direto para a comunidade Klamath River”.

Na segunda-feira, havia mais de 1.300 bombeiros combatendo o incêndio de várias agências.

As condições melhoraram na segunda-feira, com chuva caindo sobre uma grande parte do incêndio McKinney durante a noite e retardando a propagação do fogo.

No entanto, houve vários focos nos últimos dois dias e vários outros incêndios foram relatados na Floresta Nacional de Klamath, de acordo com o Serviço Florestal dos EUA.

“Embora o clima da noite passada tenha mitigado a propagação do fogo, a vegetação na área está extremamente seca e a ameaça contínua de tempestades e os ventos fortes e erráticos associados podem resultar em um aumento no comportamento do fogo”, disseram os bombeiros em uma atualização na segunda-feira no InciWeb, um centro de compensação dos EUA.

Um alerta de bandeira vermelha para condições perigosas de incêndio foi estendido até esta terça-feira (2) por relâmpagos “abundantes” atingindo a vegetação seca na floresta, disseram autoridades.

A seca implacável da Califórnia preparou o terreno para o fogo explosivo se espalhar por todo o estado.

Enquanto as equipes trabalhavam para proteger as estruturas ao longo do perímetro do incêndio, alguns moradores que foram evacuados foram autorizados a retornar às suas casas na segunda-feira para avaliar os danos.

O residente Kyle Lowe voltou para a casa do rio Klamath, onde gerações de sua família foram criadas para encontrá-la destruída. Apenas a lareira e a chaminé ficaram de pé.

“Meu avô criou seus filhos aqui”, disse Lowe ao KDRV, apontando para os escombros carbonizados onde a casa costumava ficar.

Não está claro o que provocou o fogo destrutivo de McKinney. “Embora a causa ainda esteja sob investigação, está claro que este incêndio não foi causado por um raio. Uma equipe regional especializada do USFS está atualmente investigando a causa do incêndio e trabalhará ativamente para identificar o que foi responsável”, disse Smith, supervisor florestal.

O governador Gavin Newsom declarou estado de emergência para o condado de Siskiyou, uma medida que, segundo as autoridades, ajudará a liberar recursos do estado e permitirá que bombeiros de outros estados ajudem as equipes que combatem os incêndios na Califórnia.

Fonte CNN Brasil

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!