Líder da Al Qaeda morto, Bolsonaro na Fiesp e mais de 2 de agosto

O ataque de drone orquestrado pelos Estados Unidos que matou o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, e a ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) em encontro organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) no mesmo dia da leitura de manifestos pela democracia, estão entre os destaques desta terça-feira (2).

Operação dos EUA matou líder da Al Qaeda no fim de semana

Os Estados Unidos mataram o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um ataque de drone no Afeganistão.

“No fim de semana, os Estados Unidos conduziram uma operação de contraterrorismo contra um alvo significativo da Al Qaeda no Afeganistão. A operação foi bem-sucedida e não houve vítimas civis”, disse um alto funcionário do governo.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (1º) pelo presidente Joe Biden.

“Foi organizado de maneira meticulosa para que apenas atingisse o alvo”, disse o presidente, acrescentando que nenhum civil “ou pessoa inocente” foi atingido.

Bolsonaro irá à Fiesp no mesmo dia da leitura de manifestos pela democracia em SP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) antecipou de 12 para 11 de agosto, às 16h, a participação no encontro com candidatos organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista. 

A nova data é a mesma em que manifestos em defesa da democracia serão lidos em ato da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no largo São Francisco, no centro da cidade. 

Um desses manifestos, conforme antecipado pelo analista da CNN Caio Junqueira, foi elaborado pela própria Fiesp. Os movimentos que criaram os documentos são apartidários, conquistaram apoios e surgiram depois das críticas feitas por Bolsonaro às urnas eletrônicas e à Justiça em reunião com embaixadores estrangeiros em Brasília, em 18 julho. 

Preço do óleo diesel dobra em um ano e meio e Petrobras não vê tendência de queda

Diferentemente dos esforços bem-sucedidos do governo para abaixar o preço da gasolina nos postos, o preço do óleo diesel continua tendo uma trajetória de alta e não há sinais de que possa voltar a cair.

O litro do combustível vem subindo mês a mês desde dezembro de 2021 de acordo com o levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Petrobras, que precifica o combustível na venda para as distribuidoras, ainda vê um mercado ‘estressado’ e sem chances de uma baixa significativa.

A avaliação é do porta-voz na área de preços, Claudio Mastella, diretor de Comercialização e Logística, e foi compartilhada com jornalistas na última sexta-feira (29/7). Hoje o preço médio do litro do óleo diesel nos postos é de R$ 7,42. O valor é mais que o dobro dos R$3,69 registrados pela pesquisa da ANP em janeiro de 2021.

A disparada do preço nesse intervalo de tempo tem um conjunto de fatores como causa, mas a raiz está na Política de Paridade Internacional de Preços da Petrobras, que basicamente nivela os valores praticados no Brasil aos de empresas importadoras e do mercado mundial.

Inflação na cidade de SP desacelera em julho pelo 3º mês com queda em transportes

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo subiu 0,16% em julho, uma desaceleração ante os 0,28% registrados em junho e os 0,42% de maio.

No ano, o índice acumula alta de 5,52% e, em 12 meses, de 10,73%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O principal impacto no índice no mês veio do grupo transportes, que teve sua segunda queda seguida em julho, com recuo de 2,70%. Em maio, a queda havia sido de 0,25%.

Libertadores terá semana de clássicos nacionais; veja as partidas

A semana do futebol será repleta de clássicos nacionais pelas quartas de finais da Copa Libertadores da América. Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras e Athletico-PR seguem vivos na competição e em busca do título mais cobiçado da América do Sul.

Veja onde assistir os jogos das quartas da Libertadores com times brasileiros

O primeiro jogo das quartas de final será realizado nesta terça-feira (2). Embalado pela vitória contra o Botafogo no fim de semana pelo Brasileirão, o Corinthians recebe o Flamengo na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida está marcada para as 21h30.

O Flamengo, que goleou o Atlético-GO no sábado (30) por 4 a 0, iniciou já no domingo (31) a preparação para o jogo de ida contra o Corinthians. A segunda partida entre as duas equipes está marcada para o dia 9 de agosto, às 21h30, no Maracanã.

Na quarta-feira (3), o Atlético-MG recebe o Palmeiras, atual campeão do torneio, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O jogo também está marcado para 21h30.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte CNN Brasil

Entre no grupo do Olhar Cidade no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Já assistiu aos nossos novos vídeos no
YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!