11 de Agosto comemora-se o Dia do Advogado, Estudante, Televisão, Logosofia, Garçom e Santa Clara de Assis

11 de agosto é o 223.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 142 para acabar o ano.

Em 11/08/2017 07:28:00 na sessão Entretenimento

Dia do Advogado

O Dia do Advogado é comemorado anualmente em 11 de agosto.

Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

No dia 20 de junho se comemora o Dia do Advogado Trabalhista, especializado em defender assuntos relacionados às atividades trabalhistas.

No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Origem do Dia do Advogado

O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827.

A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, foram criadas por D. Pedro I.

Tradicionalmente, no dia 11 de agosto (em comemoração ao Dia do Advogado), os estudantes de direito festejam o chamado "Dia da Pendura", quando saem pelos restaurantes próximos da universidade, consomem e não pagam, pois a conta fica "pendurada" para que o dono do restaurante pague.

Em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados.

Dia do Estudante

O Dia do Estudante é comemorado dia 11 de agosto.

A data celebra uma atividade básica dos cidadãos, responsável pela busca por conhecimento, através do estudo constante sobre todas as coisas que rodeiam e fazem parte da humanidade e do universo.

Uma boa educação e ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Origem do Dia do Estudante

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais, nas cidades de São Paulo e Olinda.

O Dia do Estudante de Direito, no entanto, é comemorado em 19 de maio no Brasil, por ser o mesmo dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados.

Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir para a Europa.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes - UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

Dia da Televisão

O Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto no Brasil.

A primeira transmissão televisiva do mundo aconteceu em 26 de fevereiro de 1926, graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, na Inglaterra.

Uma data também muito importante é o Dia Mundial da Televisão, comemorado no dia 21 de novembro em vários países.

Dia da Televisão Brasileira

O Brasil, no entanto, tem uma data diferente para comemorar a existência da televisão.

O Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto no Brasil, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara de Assis, nascida nesse dia.

No Brasil, a televisão só chegou em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira: a TV Tupi.

No dia 11 de Agosto também comemorado-se, Dia Internacional da Logosofia, Dia do Garçom e Dia de Santa Clara de Assis.

Fonte: Calendaar



Por olharcidade2@gmail.com 11/08/2017 07:28:00

Mais notícias da sessão: Entretenimento